terça-feira, 18 de maio de 2010

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Saúde mental para todos!
Por uma sociedade sem manicômios.

E a Secretaria Municipal da Saúde em parceria com o HEM, vão realizar algumas atividades desenvolvidas com seus pacientes.

Ao longo da vida, somos muitos os que enfrentamos sofrimentos psíquicos. Alguns de nós, porém desenvolvm transtornos mais severos em decorrência de sofrimentos psíquicos intenso/; são os chamados doentes mentais.

Numa sociedade que tende a excluir os diferentes, foi necessário criar um dia para lembrar especialmente os que padecem de sofrimento psíquico e par lutar pela inclusão social das pessoas consideradas portadoras de transtorno mental severo.

Não se trata de um ato humanitário e solidário, pois todos seremos beneficiados com uma sociedade que inclua os diferentes.

A internação psiquiátrica prolongada só tende a cronificar uma crise passageira, a estigmatizar e a excluir do convívio social pessoas que, como nós, têm um potencial para criar, produzir e se realizar na vida e que, como nós, buscam a felicidade.

O sofrimento psíquico deve ser assistido em serviços de saúde que não excluam as pessoas do convívio social, como as Unidades Básicas da Saúde, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), os Centros de Convivência. Apenas excepcionalmente e por pouco tempo, em casos de crise severa, as pessoas devem ser internadas em CAPS 24 horas, ou, quando não houver esses serviços na região, em hospitais gerais, onde são atendidos os que sofrem de qualquer tipo de enfermidade.

Por essas razões, lutamos:
.Pelo fechamento dos manicômios;
.Pela ampliação e fortalecimento dos serviços públicos locais que atendem as pessoas com sofrimeto psíquico e sua famílias;
.Pela inclusão social dos que padecem de transtornos mentais severos.

Enfim, por condições de vida que favoreçam a saúde mental de todos.
PROGRAMAÇÃO:

Dia 18/05/10 das 08:00 às 12:00 horas na UPES localizada no Terminal Rodoviário Urbano, os 140 pacientes pacientes do CAPS ,vão distribuir panfletos educativos com infomes e abordar a população, exposição de trabalhos manuais confeccionados pelos próprios pacientes. As 10 horas os pacientes do CAPS AD vão realizar uma caminhada sanido da R. Marechal Deodoro,167 (CAPS AD) para a UPES, as 11 horas haverá apresentação do Balé dos pacientes do  HEM (Cangaceiro), as 11:30 horas apresentação do Coral do Lar Abrigado do HEM.

Maiores informações:

Secretaria Municipal da Saúde 3402-6500
Simone Moreira Coordenadora da Saúde Mental: 9702-0494
Vera Pretti NIEC: 9727-5896
CAPS AD 3422-6322 Psicóloga Maria Angélica
HEM 2105-1455 Psicóloga Nazaré

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MAPA CULTURAL PAULISTA - Marília disputa final estadual de contos


  Ramon Barbosa Franco 

   O município de Marília é finalista estadual na categoria contos do Mapa Cultural Paulista com o trabalho do escritor e jornalista, Ramon Barbosa Franco. Autor do conto ‘A quiromante’, Franco venceu as etapas municipal e regional da competição e agora aguarda o resultado da final estadual, que acontece no dia 19 de junho em São Paulo, no Sesc (Serviço Social do Comércio) Santana. “O município de Marília ficou muito grato com este desempenho, uma vez que se trata do reconhecimento de um esforço literário de nossa cidade, de alguém que escreve em Marília”, disse o prefeito Mário Bulgareli, na semana passada durante a posse do novo Conselho Municipal da Cultura e do Conselho Municipal de Turismo.

   Bulgareli lembrou que este não é o primeiro concurso literário que Marília alcança êxito através do trabalho do escritor e jornalista Ramon, que além de repórter do Jornal da Manhã desenvolve assessoria e arte-educação. “Em 2007, por exemplo, Ramon conquistou o terceiro lugar no V Concurso Municipal de Contos ‘Prêmio Prefeitura de Niterói’, no Rio de Janeiro. Ainda nesse mesmo ano, ele obteve menção honrosa no Concurso de Contos ‘Tragédias Cariocas’, organizado pela Nova Fronteira, com sede no Rio de Janeiro e considerada uma das principais editoras do Brasil”, disse o prefeito.
Através da Secretaria Municipal da Cultura, conforme informou Bulgareli, a Prefeitura de Marília irá contribuir com a ida do escritor para São Paulo. “Queremos colaborar com o escritor, pois seria uma forma justa de incentivar e estimular a literatura em nossa cidade. Os textos de Ramon sempre retratam o cotidiano de Marília, seja de forma direta ou indireta”, considerou. O prefeito lembrou que em 2007, quando do prêmio em Niterói, a Secretaria da Cultura colaborou com as despesas de viagem do contista. “Naquela oportunidade, garantimos para ele as passagens de ida e volta”, disse.

   Formado em Jornalismo pela Universidade de Marília (Unimar), Ramon Barbosa Franco é co-autor da biografia ‘Laurinda Frade, receitas da vida’, lançada no ano passado pela Poiesis Editora. “Participar da final estadual do Mapa Cultural Paulista significa muito para mim e receber este incentivo do governo municipal é essencial para o trabalho de qualquer autor. Para escritores que optam pelo interior do Brasil, como é o meu caso, as oportunidades de trabalhos relacionadas diretamente com a produção literária são escassas e eventuais. Desta forma, o amparo do Poder Público através de apoio cultural é a alternativa encontrada para alimentar o nosso trabalho”, considerou.

   O conto ‘A quiromante’, segundo revelou o escritor, é dedicado à cantora Ivete Conrado, que em 2005, quando trabalhava na Secretaria Municipal de Cultura de Marília lhe comunicou sua classificação para a fase regional do Mapa Cultural. “O texto em si não traz nenhum traço da biografia de Ivete, quis dedicar o conto para ela justamente como uma homenagem póstuma por tudo que ela fez pela cultura de Marília. Lembro que em 2005, numa manhã, ela ligou para o meu celular dizendo que o meu conto, ‘O paulistano’, iria representar Marília na fase regional do Mapa. Naquele ano, o texto não passou para a etapa estadual. Em 2007 tentei novamente, mas também não tive êxito. Por fim, decidi tentar uma última vez, em 2009 e aí consegui vencer as fases municipal e regional. De qualquer forma, já é uma grande vitória pois, independente do resultado estadual em São Paulo no dia 19 de junho, ‘A quiromante’ já entrou na coletânea do Mapa que será distribuída para todas as bibliotecas e cidades do Estado”.


Sobre a mudança da Bandeira Municipal, a Prefeitura de Marília informa que:


A partir desta quinta-feira (13), a Administração Municipal passará a utilizar o Pavilhão Municipal com as cores vermelhas nas listas laterais.

A SMA (Secretaria Municipal da Administração) já enviou comunicado interno para todos os orgãos municipais para a troca do Pavilhão.

Sobre o concurso público, a Prefeitura de Marília esclarece que:

Apesar de a empresa Cemat Assessoria Jurídica e Administrativa Ltda., de Júlio Mesquita (SP), ter assinado contrato com a Prefeitura de Marília no dia 11 de março deste ano, para a organização e realização do Concurso Público, o prefeito Mário Bulgareli autorizou, na mesma data, a suspensão do início do contrato até a conclusão do Processo Seletivo Simplificado a pedido da SMA (Secretaria Municipal da Administração).

A suspensão temporária do início do contrato com a Cemat foi pedida pela SMA a fim de realizar de maneira mais ágil e breve possível o Processo Seletivo (para preenchimento de funções temporárias), assim como evitar confusão dos interessados em realizar o Concurso (para preenchimento de cargos efetivos) em detrimento do Processo Seletivo.

Com a homologação do Resultado Final do Processo Seletivo Simplificado na última terça-feira (11), a SMA enviou pedido ao prefeito Bulgareli para prosseguir com o Concurso Público. O pedido deve ser assinado até sexta-feira (14).

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Por que só agora?

É no mínimo estranho o movimento que há na cidade contra a tão falada taxa de incêndio pois a mesma é cobrada há muitos anos e o próprio procurador da república Jefferson Dias disse em uma rádio da cidade que a taxa não é ilegal. Quando dizemos que é estranho fazemos isso por percebermos que toda vez que se fala em taxas e impostos, logo correm os opositores da atual administração para dizer que tais medidas são ilegais. Muito bem, onde andavam estas pessoas nos 8 anos anteriores a administração do atual prefeito Mário Bulgareli onde havia a cobrança da taxa de incêndio, taxa de iluminação pública, taxas de lixo, de conservação de ruas, tudo isso embutido no carnê do IPTU. Aliás, por falar em IPTU quem não se lembra que foi um no início da administração do ex-prefeito José Abelardo que começou-se a cobrar o tal aumento proposto por um vereador que teria nos anos seguintes cargos para ele e para sua esposa naquela administração. Se o internauta pesquisar bem, perceberá que não é comum um vereador, um deputado ou mesmo um senador propor aumentos nos impostos cobrados pelo município, estado ou federação. Pesquisando um pouco mais o contribuinte municipal descobrirá que além do aumento exorbitante do IPTU a partir de 1997, foi criado no final deste ano as tais taxas de serviços que chegavam a R$184,00(cento e oitenta e quatro reais). e que em 2006 foi cancelada sua cobrança prejudicando assim a atual administração que tentou na época fazer uma atualização da planta genérica do município numa tentativa de fazer justiça fiscal e recuperar a perda na arrecadação. Se o contribuinte for pesquisar descobrirá que entre os mais atuantes contra as atualizações da planta genérica estavam grandes especuladores imobiliários .

Outra coisa curiosa nisto tudo é que tão logo Mário Bulgareli assumiu o governo apareceram ONGs e pessoas dispostas a fiscalizar e questionar na justiça todas as ações do executivo municipal. Pergunto-me, por exemplo, por onde andavam os integrantes da ONG MATRA( Marília Transparente), por onde andavam os Wilsons, Atalibas e Josés , que hoje questionam, através da imprensa ou judicialmente, todas as ações praticadas pelo executivo local, como se tudo o que partisse do executivo fossem medidas desonestas? . Hoje ainda me pergunto, por onde andam os diretores da Matra que não ajuízam ações cobrando dos diretores da Famema, ou Famar como queiram o porquê de eles não terem reduzido o número de atendimentos no Hospital das Clínicas no governo anterior, e o porquê de fazerem isso justamente quando o município resolveu que os médicos da rede municipal de saúde, pagos com o dinheiro do contribuinte mariliense não poderiam mais ficar servindo de professores para alunos da Famema que deveria manter seus professores na orientação de seus alunos, onde andam os “defensores da transparência na administração pública” que não ajuízam ações para que os atuais diretores do HC expliquem a mudança d a razão social da Fundação que administra o complexo hospitalar do HC em Marília?

Senhores paladinos da justiça e da moralidade de Marília, porque não questionam a forma como é decidida a administração do complexo HC? É justo um grupo de médicos formarem uma entidade para passar a administrar todo o complexo sem passar por uma licitação?

Voltando ao assunto inicial deste texto – Taxa de Incêndio - por que alguns veículos de comunicação de Marilia ao invés de informar a população resolveram fazer politicagem do assunto desinformando a população e incitando a mesma a não efetuar o pagamento da taxa que no passado estes mesmos veículos defendiam? Um desses veículos chegou a dizer que a menor taxa seria de R$150,00(cento e cinqüenta reais), quando na verdade a maioria não passa dos R$50,00 e em muitos casos chegam a ser em torno de R$4,00( quatro reais).